temp

Chamada para 13ª Conferência da International Gender and Language Association (IGALA)

Submissão de propostas (simpósios e resumos individuais) de 20 de maio a 15 de julho de 2024. Mais informações sobre a plataforma de submissão, tarifas e auxílios financeiros (bolsas parciais) serão divulgadas na segunda chamada de trabalhos.

INTERNATIONAL GENDER AND LANGUAGE ASSOCIATION (IGALA) - CONFERENCE 2025
“RE-PENSANDO GÊNEROS, SEXUALIDADES E ATIVISMOS (G)LOCAIS”
23, 24 e 25 de julho de 2025
Montevideo, Uruguay

Primeira Chamada de Trabalhos
igala2025uruguay@gmail.com
@igala2025

O evento será na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República.
Toda a conferência será presencial. As três línguas da conferência serão: inglês, espanhol e português.

Datas importantes:
Submissões de propostas - 20 de maio a 15 de julho de 2024 (a plataforma de submissão se encontra em construção)
Notificação de aceite - outubro de 2024
Período de inscrição - começa em outubro de 2024
Datas da conferência - 23, 24 e 25 de julho de 2025.

Fundada em 1999, IGALA é a principal organização acadêmica internacional comprometida com a promoção e suporte de pesquisas em linguagem, gênero e sexualidade.
Atualmente, vivenciamos um momento de grandes conquistas mas também de crescentes conflitos nos movimentos ativistas ao redor do mundo. Qual é o papel da linguagem e da comunicação nesse processo aparentemente contraditório? Para explorar essa questão, o tema do 13º IGALA (2025) é: Re-pensando gêneros, sexualidades e ativismos (g)locais. Nosso objetivo é fomentar uma análise crítica das atuais tensões políticas, ideológicas, sociais e culturais entre visões locais, regionais e globais de gêneros e sexualidades e sua interseção com outras categorias como raça, classe social, idade, etc.

O ano de 2025 é muito importante para a área e para a associação, pois se celebra a publicação de vários livros que mudaram o campo de estudos: o 50º aniversário de Language and Woman’s place (Lakoff 1975), o 40º aniversário de Feminism and Linguistic Theory (Cameron 1985) e o 30º aniversário de Gender Articulated (Bucholtz & Hall 1995). Esses livros, entre outros, tiveram um grande impacto no desenvolvimento e internacionalização do campo da linguagem, gênero e sexualidade. Entretanto, desde então, a arena sociopolítica local, regional e global tem mudado em vários sentidos: há um aumento de movimentos feministas, mas também se observa o crescimento de ações governamentais, institucionais e coletivas anti-gênero; hoje temos legislações que garantem alguns direitos a pessoas trans, mas também há uma crescente orquestração dos movimentos anti-trans; popularizou-se a visão do gênero como uma categoria socialmente construída, relacional e dinâmica, mas, ao mesmo tempo, há um crescente interesse em assegurar direitos baseados no sexo.

Esses são alguns exemplos que ilustram conflitos e tensões atuais que exigem um reexame crítico do campo: Qual papel desempenha a linguagem – e de forma mais ampla, os processos semióticos – na construção, reprodução, contestação ou transformação dos atuais entendimentos de gêneros, sexualidades e ativismos, que parecem disputar visibilidade, legitimidade, liberdade e direitos?

Nosso objetivo é apresentar pesquisas sobre linguagem, gênero e sexualidade em uma ampla gama de contextos culturais, linguísticos e geográficos, em particular trabalhos ligados às questões da dinâmica de poder individual/coletivo/institucional e agência na representação, construção e negociação situadas de gênero e sexualidade e sua conexão com a linguagem e,
mais amplamente, com a semiose. Também incentivamos discussões teóricas, empíricas e metodológicas sobre o passado, o presente e o futuro da área.

Conferencistas confirmadas:
Dra. Deborah Cameron (Oxford University, UK)
Dra. Lexi Webster (University of Southampton, UK)
Dra. Glenda Melo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil)

Envio de resumos:

Comunicação individual
Apresentação realizada por umx autorx ou por várixs autorxs (15 minutos + sessão de perguntas e respostas). As propostas devem incluir: Título da comunicação, resumo da comunicação (máx. 350 palavras) e três palavras-chave, Nome(s), filiação (filiações) e e-mail(s) dx(s) autorx(s) (em uma seção separada).

Simpósios
Um simpósio pode incluir entre 3 e 4 trabalhos (15 minutos + sessão de perguntas e respostas).
As pessoas organizadoras do simpósio deverão submeter sua proposta. As propostas devem incluir: Um título e descrição (máx. 400 palavras) do simpósio, Nome, afiliação e e-mail de contato dx(s) organizadorx(s) do simpósio, Nomes completos e afiliações de cada participante do simpósio, Título e resumo de cada comunicação (máx. 200 palavras).

Tanto os resumos das comunicações individuais quanto dos simpósios serão revisados de forma anônima. Cada pessoa pode apresentar no máximo duas comunicações e apenas uma
delas pode ser de autoria principal/única. Este limite se aplica tanto a apresentações em simpósios como para as apresentações individuais.

Mais informações sobre a plataforma de submissão, tarifas e auxílios financeiros (bolsas parciais) serão divulgadas na segunda Chamada de Trabalhos.

As pessoas que queiram submeter trabalhos para apresentação deverão ser membrxs do IGALA no momento da inscrição. Mais informações sobre a associação estão disponíveis em:

Organizador da conferência:
Germán Canale (Universidad de la República)

Comitê Organizador
Irene Madfes (Universidad de la República)
Caroline Trevisan (Universidad de la República)
Amparo Fernández (Universidad de la República)
Nathalie Borba (Universidad de la República)
Verónica Redekofski (Universidad de la República)
Victoria Furtado (Universidad de la República)
Virginia Osorio (Universidad de la República)
Verónica Viera (Universidad de la República)