Publicações

 

PINTO, Joana Plaza. Contradições e Hierarquias nas Ideologias Linguísticas do Conselho Nacional de Imigração. Domínios de Lingu@Gem, v. 8. 2014. p. 108-134.

PESSOA, Rosane Rocha. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14. 2014. p. 353-372.

PESSOA, Rosane Rocha; PINTO, Joana Plaza. De resistências à aprendizagem da língua inglesa. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 52. 2013. p. 31-51.

MELLO, Heloísa Augusta Brito; SILVA, Aline Gomes da. Realidade brasileira: um desafio à construção da narrativa da nação monolíngue. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 62. 2013. p. 1-14.

REES, Dilys Karen; PINTO, Joana Plaza. In-between the mestizo and the mestiço. English Quarterly, v. 44. 2013. p. 81-92.

GONÇALVES, Eliane; PINTO, Joana Plaza; BORGES, Lenise Santana. Imagens que falam, silêncios que organizam: sexualidade e marcas de homofobia em livros didáticos brasileiros. Currículo sem Fronteiras, v. 13. 2013. p. 35-61.

REES, Dilys Karen; PINTO, Joana Plaza. Entrelugares e identidades monolíticas: Leituras múltiplas de Anzaldúa em sala de aula. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 13. 2012 p. 30-55.

PESSOA, Rosane Rocha; URZEDA FREITAS, Marco Túlio de. Challenges in Critical Language Teaching. TESOL Quarterly (Print), v. 46. 2012. p. 753-776.

PINTO, Joana Plaza; BADAN, Suzana C. Feminismo e as identidades no cerne dos princípios de pesquisa. Calidoscópio (UNISINOS), v. 10. 2012. p. 133-139.

PINTO, Joana Plaza. Modernidade e diferença colonial nos discursos hegemônicos sobre língua no Brasil. Muitas Vozes, v. 1. 2012. p. 171-180.

URZEDA FREITAS, Marco Túlio de; PESSOA, Rosane Rocha. Rupturas e continuidades na Linguística Aplicada Crítica: uma abordagem historiográfica. Calidoscopio (Online), v. 10. 2012. p. 225-238.

MELLO, Heloísa Augusta Brito ; REES, Dilys Karen. A investigação etnográfica em sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 1. 2011 p. 30-50.

FREITAS, James Deam A. Continuidade e ruptura nos estudos de gênero: historiografia de um conceito. OPSIS, Catalão, v.11, n.1. 2011 p. 15-30.

BORELLI, Julma D. V. Pereira; PESSOA, Rosane Rocha. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: Julma Dalva Vilarinho Pereira; Rosane Rocha Pessoa. (Org.). Reflexão e crítica na formação do professor de língua estrangeira. 1a. ed. Goiânia: Editora UFG, 2011. p. 15-30.

FREITAS, James Deam A. Práticas discursivas e identidades de gênero - um estudo de uma publicação cordelista. Revista Intersecções, ano 4, nº1, 2011, p.92-111.

FREITAS, James Deam A. Uma lição trágica. O Popular, Opinião, 15 abr. 2011.

MELLO, H. A. B. Atitudes linguísticas em uma comunidade bilíngüe do sudoeste goiano. In: SILVA, S. S. (Org.) Línguas em contato: cenários de bilingüismo no Brasil.  Campinas, SP: Pontes, 2011, p.141-178.

MELLO, Heloísa Augusta Brito; SILVA, Sidney de Souza. Revisitando contextos bilíngues em Goiás. Extensão e Cultura (UFG), v. 10, 2011. p. 9-37.

PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira. (Org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2011. 168 p.

PINTO, Joana Plaza. Da língua-objeto à práxis linguística: desarticulações e rearticulações contra hegemônicas. Linguagem em Foco, v. 2, p. 69-83, 2011.

REES, D. K.; FREITAS, M. T. de URZÊDA. Into Brazilian Portuguese: culture and the translation of The Glass Menagerie
. Translation Journal, v. 15, n. 1, January 2011.

PINTO, Joana Plaza. Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos. Alfa, São Paulo, v. 55, n. 1, p. 323-328, 2011.

URZÊDA-FREITAS, M. T. Ensino crítico de línguas estrangeiras: a transgressão como possibilidade. In: Anais do IV EDIPE - Para uma realidade complexa, que escola, que ensino? Goiânia: CEPED, 2011. p. 1-16.

URZÊDA-FREITAS, M. T. Football, Masculinity and Violence in Brazil. In: CASTLE, T. (Org.) Behind the Mask of Masculinity. Gender Across Borders: a Global Feminist Blog, International Feminist Community. p. 1 - 3, 2011.

URZÊDA-FREITAS, M. T. Vozes e saberes entrecruzados na escola: uma experiência de colaboração. In: Anais do IV EDIPE - Para uma realidade complexa, que escola, que ensino? Goiânia: CEPED, 2011. p. 1-25.

LIMA, Nilvânia Dama Silva; PESSOA, Rosane Rocha. Problematizando o estágio supervisionado de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 10, p. 249-269, 2010.

MELLO, H. A. B. Educação bilíngüe: uma breve discussão. Revista Horizontes de Linguística Aplicada. Brasília: UnB, v. 9, n. 1, 2010, p. 249-269.

MELLO, H. A. B.; REES, D. K. A etnografia na sala de aula de segunda língua: definindo o que é essencial. Signótica, v. 22, n. 2, ago./dez. 2010, p. 515-539.

OLIVEIRA, Elismennia A.; PINTO, Joana Plaza. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2010, Goiânia - GO. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX. Goiânia - GO : UFG, 2010. v. unico. p. 1294-1308.

OLIVEIRA, Elismennia A.; PINTO, Joana Plaza. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. In: VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2010, Goiânia - GO. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX. Goiânia - GO : UFG, 2010. v. unico. p. 1294-1308.

PESSOA, R. R.; SEBBA, M. A. Y. ; GOMES, V. M. A. A formação do professor de Inglês nas grades curriculares anual e semestral do Curso de Letras da UFG. Signótica, Goiânia, v. 21, p. 417-447, 2010.

PESSOA, Rosane Rocha; URZEDA FREITAS, Marco Túlio de. Problematizando o ensino de inglês em contexto bilíngue intercultural. Revista da UFG, v. 7, p. 88-96, 2010.

PESSOA, Rosane Rocha; URZEDA FREITAS, Marco Túlio de; SILVA, Ana Paula Massi de Oliveira e Silva. Reflexão sobre uma experiência de inglês intercultural construída com professores-indígenas Tapirapé. In: Leandro Mendes Rocha; Maria do Socorro Pimentel da Silva; Mônica Veloso Borges. (Org.). Cidadania, interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia: Editora da PUC-Goiás, 2010. p. 149-168.

SILVA, S. S.; MELLO, H. A. B. Memória: uma ponte entre o presente e o passado nas histórias de vida de um grupo de imigrantes alemães. I CIPLOM: Foz do Iguaçu - Brasil, de 19 a 22 de outubro de 2010 ISSN - 2236-3203 - p.1022-1040.

SILVA, S. S.; MELLO, H. A. B. Memória: uma ponte entre o presente e o passado nas histórias de vida de um grupo de imigrantes alemães. I CIPLOM: Foz do Iguaçu - Brasil, de 19 a 22 de outubro de 2010 ISSN - 2236-3203 - p.1022-1040.

SILVA, S. S.; MELLO, H. A. B. A colônia do Rio Uvá: várias histórias em uma só. Signum: estudos da linguagem. Londrina, v. 13, n. 2, p. 417-452, dez.2010.

SILVESTRE, Viviane Pires Viana; PESSOA, Rosane Rocha. Contribuições da pesquisa-ação colaborativa: concepções de quatro professoras de inglês em formação universitária. In: Solange Maria de Barros; Ana Antônia de Assis-Peterson. (Org.). Formação crítica de professores de línguas: desejos e possibilidades. 1a. ed. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2010. p. 85-102.

URZÊDA-FREITAS, Marcot Túlio de; PESSOA, Rocha Rosane. Language, awareness, and change: a critical approach in English teaching
. In: FIGUEIREDO, J. J. Q. (Org.) Anais do VII Seminário de Línguas Estrangeiras: a transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras. Goiânia: FUNAPE - UFG, 2010. p. 431-437.

MELLO, H. A. B. . Por que aprender uma língua estrangeira?. O Popular, Goiânia - GO, p. 11 - 11, 25 jan.2009.

MELLO, H. A. B. Funções da alternância de línguas na sala de aula de segunda língua. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 12, n.1, jan./jun. 2009, p. 135-164.

PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. Problematizando o ensino de inglês em contexto bilíngue intercultural. Extensão e Cultura (UFG), v. 7. p. 88-96, 2009. 

PESSOA, Rosane Rocha. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 48, p. 53-69, 2009.

 

PESSOA, Rosane Rocha; SEBBA, Maria Aparecida Yasbec. Sources and types of change: a study with three English teachers. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 9, p. 265-290, 2009.

PINTO, Joana Plaza. O corpo de uma teoria: marcos contemporâneos sobre os atos de fala. Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso), p. 117-138, 2009.

PINTO, Joana Plaza. 
Book review: NIMA NAGHIBI, Rethinking Global Sisterhood: Western Feminism and Iran. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007, xxx + 187 pp., $67.50, ISBN: 978--0-8166--4759--0. HOKULANI K. AIKAU, KARLA A. ERICKSON and JENNIFER L. PEIRCE (eds) Feminist Waves, Feminist Generations: Life Stories from the Academy. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007, viii + 357 pp., $75.00, ISBN:. Discourse & Communication, v. 3, p. 326-329, 2009.

PINTO, Joana Plaza. Atos de autoria: assinaturas, rasuras, rupturas. Investigações (UFPE. Impresso), v. 22, p. 103-110, 2009.

URZÊDA-FREITAS, M. T. Debatendo as relações de gênero e sexualidade em aulas de inglês: uma experiência com alunos/as do Centro de Línguas da UFG. In: Anais do Simpósio Vozes Plurais: estudos e pesquisas em sexualidades, gênero e intersecções. Goiânia: Grupo Transas do Corpo, 2009. p. 152-156.

SANTOS, Karla Cristina dos. J. L. Austin e os atos de fala em diferentes domínios de estudo da linguagem. In: Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa : Ideia, 2009, p. 2202-2211.

MELLO, H. A. B. (Org.) ; REES, D. K. (Org.) ; Ferreira, M.C.F.D. (Org.) . Múltiplas Vozes: estudos interculturais, estudos de bilingüismo e estudos da sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG - Cegraf, 2008. v. 1. 189 p.

MELLO, H. A. B. Práticas discursivas em uma sala de aula de ESL: uma análise microetnográfica. In: MELLO, Heloísa Augusta Brito; REES, Dilys Karen; FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte. (Org.). Múltiplas Vozes: estudos interculturais, estudos de bilingüismo e estudos da sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG - CEGRAF, 2008, v. 1, p. 106-129.

MELLO, H. A. B.; REES, D. K. Bilinguismo individual. Tradução.  Revista da UFG. Goiânia: UFG, ano X, nº 5, dez.2008, p. 163-176.

MELLO, H. A. B.; REES, D. K.; DALACORTE, M. C. F. (Orgs.). Múltiplas vozes: estudos interculturais, estudos de bilingüismo e estudos da sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Ed. UFG, 2008, p. 236p.

PINTO, Joana Plaza. Práticas contra-disciplinares na produção do conhecimento lingüístico. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. (Org.). Múltiplas perspectivas em Lingüística. 1ª ed. Uberlândia, MG: Edufu, 2008, v. , p. 50-56.

PINTO, Joana Plaza. Book review: ALBERT MEMMI, Decolonization and the Decolonized, trans. Robert Bononno. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 2006. Xiv + 148 pp. $17.95 (pbk), ISBN 0816647356. Discourse & Society, v. 19, p. 557-559, 2008.

PINTO, Joana Plaza. Estranhar a 'mulher': algumas questões teórico-políticas do sujeito do feminismo. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, 2008, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. São Paulo : USP, 2008. v. único. p. 1-9.

REES, D. K.  A construção de uma pesquisa na sala de aula de literatura de L2: o âmbito de visão. Letras & Letras, v. 21, n. 1, p. 7 - 26, jan/jun2008.

REES, D. K.; KUMAR, F. Y. SIMAS. A análise de uma aula de conversação: o uso de um tema polêmico. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 19-34, 2008.

REES, D.K. A interculturalidade e a compreensão da peça The glass menagerie. In: REES, D.K.; MELLO, H. A. B; FERREIRA, M.C.F.D. (Orgs). Múltiplas vozes. Goiânia: Editora UFG, 2008, p. 12 - 29.

REES, D.K. The Adventures of Robinson Crusoe e um livro didático: a hermenêutica do discurso do colonialismo. In: DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V. (Orgs). O livro didático de língua estrangeira; múltiplas perspectivas. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 2008, p. 149 - 172.

REES, D.K. Considerações sobre a pesquisa qualitativa. Signótica, v. 20, n.2, p. 253 -274, jul.dez 2008.

URZEDA FREITAS, Marco Túlio de; PESSOA, Rosane Rocha. A problematização de um mito: como e quem pode contextualizar novas palavras no processo de abordagem lexical?. Signótica (UFG), v. 20, p. 393-418, 2008.

MELLO, H. A. B. ; MESQUITA, D. N. C. . Sociedade global, englishes e bilingüismo glocal. Polifonia (UFMT), v. 13, p. 45-58, 2007.

PESSOA, Rosane Rocha. Análise de uma experiência de sala de aula com projetos de aprendizagem de língua. The Especialist, v. 27, p. 147-168, 2007.

PINTO, Joana Plaza. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 23, p. 1-26, 2007.

REES, D.K. Studying works by Willa Cather in Goiânia, Brazil. Teaching Cather, v. 7, issue 2, p. 4 - 7, Spring 2007.

REES, D.K. Edna Pontelier na dialogia das palavras-principio: analisando The Awakening de Kate Chopin. Polifonia, v. 14, p. 75-93, 2007.

MELLO, H. A. B. . A relação inglês-português no contexto de uma escola "bilíngüe" de elite. In: PEREIRA, Maria Ceres; ALVES, Lourdes Kaminski. (Org.). Lingüística Aplicada e Letras Virtuais: questões de linguagem e ensino. Cascavel - PR: Editora da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2006, v. , p.

PESSOA, Rosane Rocha. Reflexão interativa: desvelando e transformando teorias práticas sobre o ensino de inglês na escola pública. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 45, p. 75-86, 2006.

PESSOA, Rosane Rocha; SEBBA, Maria Aparecida Yasbec. Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. In: Ana Maria Barcelos; Maria Helena Vieira Abrahão. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 1a. ed. Campinas: Pontes, 2006. p. 43-64.

PINTO, Joana Plaza. O lugar do corpo nas práticas identitárias lingüísticas. In: I Seminário Internacional Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina, 2006, Salvador - BA. Anais do I Seminário Internacional Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina. Salvador : UFBA, 2006. v. unico. p. 20-25.

REES,D.K.; VELOSO, M. DA R. B. Os conceitos de avaliação de dois professores de língua inglesa da rede municipal de Goiânia. Signótica, v. 18, n. 2, p. 327 - 352, 2006.

MELLO, H. A. B. (Org.) ; DALACORTE, M.C.F. (Org.) . A sala de aula de língua estrangeira (Segunda Edição Revista e Ampliada). 2ª. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2005. v. 1. 170p.

MELLO, H. A. B. Examinando a relação L1-L2 na pedagogia de ensino de ESL. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte:MG:FL/UFMG, v. 5, n. 1, p. 161-184, 2005.

MELLO, H. A. B. O que está por trás da ação do professor na sala de aula?. In: MELLO, H. A. B.; DALACORTE, M. C. F.. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira (2ª Edição Revista e Ampliada). 2ª ed. Goiânia: Editora da UFG, 2005, v. 1, p. 11-38.

MELLO, H. A. B. L1: madrinha ou madrasta? O papel da L1 na aquisição da L2. Signótica, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 213-242, 2005.

MELLO, H. A. B. “Who can raise your hand and tell me...?”: distribuindo e legitimando os turnos de fala numa sala de aula de ESL. Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia, 17 a 19 de agosto de 2005, p. Faculdade de Letras – UFG.

REES, D.K. The American sitcom in a Brazilian setting. English Today, v. 21, n. 1, p. 28 - 33, January 2005.

REES, D.K. A identidade e o texto literário: Ginsberg e uma jovem goiana. In: AGUIAR, Ofir B.  (Org). Região, nação, identidade. AGEPEL, 2005, p. 77 - 92.

MELLO, H. A. B. A relação L1-L2 em um contexto escolar bilíngüe. Sínteses, Campinas - SP, v. 8, p. 231-243, 2004.

MELLO, H. A. B. Atitudes lingüísticas de adolescentes americano-brasileiros de uma comunidade bilíngüe no interior de Goiás. Signum: Estudos de Linguagem, Londrina, v. 6, n. 1, p. 233-268, 2004.

PESSOA, Rosane Rocha. Resultados de aprendizagem em questão. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 14, p. 105-109, 2004.

REES, Dilys Karen. Ever-changing horizons: the reading of an American Literature text by Brazilian students. Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, Indaiatuba, São Paulo, v. 6. 2003. p. 25-34.

MELLO, H. A. B. A alternância de línguas no contexto de uma. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras - UFG, 2003, Goiânia/GO. A Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. Goiânia/GO : Gráfica e Editora Vieira, 2003. v. 1. p. 32-41

REES, D. K. Gadamer's philosophical hermeneutics: the vantage points and the horizons in readers' responses to an American literature text
. The Reading Matrix, v. 3, n. 1, April 2003.

REES, D.K. The fourth wall: viewing an American sitcom. MEXTESOL Journal, v. 27, n. 1, p. 27-34, Fall 2003.

REES, Dilys Karen. Facing up to stereotypes in the second language classroom. TESL Journal, v. VIII, 2002.

MELLO, H. A. B. Perfil sociolingüístico de uma comunidade bilíngüe da zona rural de Goiás. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas - RS, v. 4, n. 2, p. 61-92, 2001.

MELLO, H. A. B. (Org.) ; DALACORTE, M.C.F. (Org.) . A sala de aula de língua estrangeira. 1. ed. Goiânia: Editora UFG - Cegraf, 2000. v. 1. 122 p.

MELLO, H. A. B. . O que está por trás da ação do professor na sala de aula?. In: MELLO, H. A. B.; DALACORTE, M. C. F.. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira (2ª Edição Revista e Ampliada). 2ª ed. Goiânia: Editora da UFG, 2000, v. 1, p. 11-38.

MELLO, H. A. B. . Poesia é mesmo coisa (in)traduzível?. In: Maria Cristina Faria Dalacorte. (Org.). Traduzindo Goiás/ Translating Goias. Goiânia: Faculdade de Letras - UFG, 2000, v. 1, p. 13—19.

PESSOA, Rosane Rocha. A intenção do professor e a percepção do aluno quanto à explicitação de objetivos em aulas de L2. Signótica, Goiânia, v. 12, p. 111-127, 2000.

MELLO, H. A. B. . A Mudança de Código no Discurso de Crianças Bilíngües. Intercâmbio (PUCSP), São Paulo/SP, v. VIII, p. 431-442, 1999.

MELLO, H. A. B. . O Falar Bilíngüe. 1. ed. Goiânia: Editora UFG/CEGRAF, 1999. v. 1. 178 p.

MELLO, H. A. B. . A Mudança de Código no Processo de Aquisição de Duas Línguas. In: Silvia Lúcia Bigonjal Braggio. (Org.). Contribuições da Lingüística para o Ensino de Línguas. 1 ed. Goiânia: Editora da UFG/CEGRAF, 1999, v. 1, p. 95-114.

MELLO, H. A. B. ; PESSOA, R. R. Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Inglês - PAPI. In: V Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras - I Internacional, 2001, Assis. As línguas e literaturas estrangeiras às portas do ano 2000: aspectos plurilingüísticos e multiculturais. Assis : UNESP, 1998. v. 1. p. 232-239.

 

 

 

 

 

URL relacionada: /p/3010-publicacoes