
Apresentações de pesquisas em julho
VIII CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Goiânia, 10 a 15 de julho de 2011, Campus Samambaia (UFG)
11 de julho, segunda-feira das 13h às 15h
Apresentação do pôster:
LINGUAJAMENTO E CONTRA-HEGEMONIAS EPISTÊMICAS SOBRE LINGUAGEM EM PRODUÇÕES ESCRITAS INDÍGENAS (n. 891)
Elismênnia Oliveira
12 de julho, terça-feira das 13h às 15h
Apresentação do pôsteres:
“CUIDADO! SEU PRÍNCIPE PODE SER UMA CINDERELA”: QUANDO O ESTEREÓTIPO ATUA COMO DISPOSITIVO PARA A INVENÇÃO DAS SEXUALIDADES EM LIVROS DE AUTO-AJUDA
Mário Martins Neves Junior
ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS E FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES/AS: A PEDAGOGIA COMO TRANSGRESSÃO.
Marco Túlio de Urzêda Freitas
Gênero em sala de aula de inglês para iniciantes: reações de alunos/as a temas críticos
Luciana Rezende Fernandes
MASCULINIDADE NEGRA E LETRAMENTO (n. 608)
Carlianne Paiva Gonçalves
13 de julho, quarta-feira das 13h às 18h, Centro de Aula Baru, sala 205
Apresentação oral: Práticas de linguagem de mulheres feministas na internet: questionando a neutralidade da língua
Karla Fernanda Fonseca Corrêa Avanço
13 de julho, quarta-feira, 14h às 18h, Centro de Aulas Baru, sala 204
Apresentação oral: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO EM GOIÁS
Ramon Marcelino Ribeiro Júnior
32º ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS
Goiânia, 17 a 23 de julho de 2011, Campus Samambaia (UFG)
19 de julho, terça-feira, das 19h às 21h
Mesa redonda: COMBATE ÀS OPRESSÕES
Mário Martins Neves Junior (Organizador e Debatedor)
TRANSFOBIA E TRAVESTIFOBIA ALÉM DAS DORES FÍSICAS - Beth Fernandes (Presidenta do fórum de transexuais de Goiás e da Astral)
O BULLYING COMO MECANISMO DE OPRESSÃO NA ESCOLA - Alexandre Malmann (professor de Educação Física do município de Goiânia)
FEMINICÍDIO: DA OPRESSÃO QUE MATA AO SILÊNCIO QUE OMITE - James Deam Amaral Freitas (doutoranda em linguística pela UFG e professora de português no IFG campus Inhumas)
INDIGINEIDADE E OPRESSÃO - Eunice Tapuio (Aluna indígena da Licenciatura Intercultural da UFG)
Membro da EXNEL (a confirmar)
(Data, local e horário a definir)
Comunicação individual: “O ENSINO CRÍTICO ME DEU VOZ”: DESCOLONIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LE/INGLÊS NO BRASIL.
Marco Túlio de Urzêda Freitas
18 e 19 de julho, 16h às 18h (local a definir)
Mini-curso: TRANSGREDINDO METODOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS: A PESQUISACOLABORATIVA.
Marco Túlio de Urzêda Freitas
Mini-Curso: GÊNEROS DO DISCURSO: TEMA, ESTILO E COMPOSIÇÃO
Patricia Verônica Moreira (G/UFG)
Paulo Henrique E. S. Nestor (PG/UFG)
Raquel Queiroz de Almeida (G/UFG)
Mini-curso: TROCANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE O ENSINO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Leanna Evanesa ROSA
Luciana Rezende FERNANDES
Regiane de Jesus COSTA
19 de julho, 16h às 18h30, sala 3 Faculdade de Letras/UFG
Comunicação: FERRÉZ: UMA ESCRITA DE RESISTÊNCIA
Carlianne Paiva Gonçalves
Michel S. do Carmo
(Data, local e horário a definir)
Comunicação: A RELAÇÃO APRENDIZ DE LE, INTERNET E APRENDIZADO AUTÔNOMO EM INGLÊS INSTRUMENTAL
Patrícia Verônica Moreira (UFG)
(Data, local e horário a definir)
Comunicação individual: A problematização de relações de gênero: vislumbrando possibilidades de ensino crítico em turmas de níveis iniciais de língua inglesa.
Luciana Rezende Fernandes
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA
Rio de Janeiro, 25 a 28 de julho de 2011, Campus da Ilha do Fundão (UFRJ)
26 de julho, terça-feira às 10h30 – Auditório H-215
Simpósio QUESTÕES DE GÊNERO: FEMINISMO, CONHECIMENTO E VIOLÊNCIA
Liliana Cabral Bastos, PUC-Rio (Coordenadora)
FEMINISMO E AS IDENTIDADES NO CERNE DA PRÁTICA DE PESQUISA
Joana Plaza Pinto, UFG
HIBRIDISMO CULTURA MIDIÁTICA-CULTURA ESCOLAR: DESORDEM ORDENADA NA SALA DE AULA
Branca Falabella Fabrício, UFRJ
IDENTIDADES DE GÊNERO E EXPERIÊNCIAS DE VITIMIZAÇÃO: NOTAS SOBRE O CONTROLE DAS EMOÇÕES
Maria Claudia Coelho, UERJ
VIOLÊNCIA E GÊNERO: A PERCEPÇÃO DE JOVENS MORADORES EM TERRITÓRIOS URBANOS DE RISCO
Liliana Cabral Bastos, PUC-Rio
26 de julho, terça-feira às 14h - Sala: G-216
Comunicação coordenada: FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: “FORMANDO PARA TRANSGREDIR”
Rosane Rocha Pessoa, UFG (Coordenadora)
A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DE REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES GRADUANDAS/OS EM LETRAS E SUA REPERCUSSÃO
Hélvio Frank de Oliveira, UEG
CONFRONTANDO E RECONSTRUINDO TEORIAS PESSOAIS E IDENTIDADES: UMA PESQUISA SOBRE REFLEXÃO CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Leanna Evanesa Rosa, UFG
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO PRÁTICA SOCIAL: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE INGLÊS
Marco Túlio De Urzêda Freitas, UFG
REFLEXÃO CRÍTICA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE TRÊS PROFESSORAS DE INGLÊS
Jane Beatriz Vilarinho Pereira, IFB-GAMA
VIABILIDADES E ENTRAVES NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Rosane Rocha Pessoa, UFG
27 de julho, quarta-feira, às 14h, Local: E-216
Comunicação individual:
A REFLEXÃO COLABORATIVA DE CINCO PROFESSORAS DE INGLÊS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
Camila Leopoldina Batista dos Santos
27 de julho, quarta-feira às 14h – Local: F-112
Comunicação individual:
EU SINTO QUE... O FATOR ANSIEDADE NA APRENDIZAGEM DE LE DISCUTIDO A PARTIR DE TEORIAS SOBRE IDENTIDADE
Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade
28 de julho, quinta-feira às 7h30-9h – Entrada do CT
Apresentação de PÔSTER
TÍTULO: GÊNERO: CATEGORIA DE ANÁLISE SOCIAL E LINGUÍSTICA
AUTORAS: Suzana Costa Badan, UFG/ Joana Plaza Pinto, UFG
28 de julho, quinta-feira às 10h30- Sala H-213
Simpósio POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
Kanavillil Rajagopalan, UNICAMP (Coordenador e Debatedor)
A BRIGADA LUSÓFONA: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E TERRITORIALISTAS
Dina Maria Martins Ferreira, UFC
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO: DA ABORDAGEM ACADÊMICA PARA A SOCIAL
Djane Antonucci Correa, UEPG
RECURSOS METADISCURSIVOS PARA POLÍTICAS LINGUÍSTICAS IGUALITÁRIAS: ALGUMAS NOÇÕES INICIAIS
Joana Plaza Pinto, UFG
SOBRE O “NÃO ACEITAR” A “DEFICIÊNCIA INTELECTUAL” COM VISTAS A MELHORAR O QUE DIZEMOS SOBRE A EDUCAÇÃO
Ubiratan Garcia Vieira, UFOP
28 de julho, quinta-feira às 14h - Sala H - 215
Comunicação coordenada: LINGUAGEM E IDENTIDADE PRÁTICAS IDENTITÁRIAS EM CONTEXTOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade UnB, (Coordenadora)
A ESCRITA COMO LUGAR DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA
Carlianne Paiva Gonçalves, UFG
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E IDENTIDADES DE GÊNERO E RAÇA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
James Deam Amaral Freitas, UFG
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Marco Túlio de Urzêda Freitas, UFG
Rosane Rocha Pessoa, UFG
IDENTIDADES EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: QUEM PODE APRENDER INGLÊS?
Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, UnB
28 de julho, quinta-feira às 14h - Sala D-213
Comunicação individual: DA RELAÇÃO ENTRE ESTUDOS CULTURAIS, BILINGUISMO E DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS.
Marco Túlio de Urzêda Freitas, UFG
Fonte: Grupo de Pesquisa